Inscreva-se agora!

Home / NOSSO BLOG

As Corridas chamadas Gran Fondo



Os ciclistas amadores que querem imitar seus ídolos profissionais, ou se sentir dentro de uma corrida UCI, podem fazê-lo participando de corridas chamadas Gran Fondo, ou como dizemos nós italianos, Granfondo.

São verdadeiras competições que se realizam em longas distâncias (70/120/140 km e mais) e com dificuldades importantes (subidas, descidas, muito calor, muito frio, etc.)
Simplificando a terminologia, podemos dizer que um Granfondo é uma “maratona” de cicloturismo, onde todos podem participar democraticamente, independentemente da idade, género, peso e religião.

Imagine como é reconfortante poder competir ao lado de conhecidos ex-profissionais, amadores ou completos desconhecidos que exaltam o caráter combativo de cada um: “Não posso sobrar dessa cara gordinho!”

O primeiro Granfondo nasceu na Itália, o super famoso 9 COLLI, na cidade de Cesenatico, em 1970 e essa proposta de competição rapidamente cresceu em todo o mundo. Só na Itália existem 450 eventos desse tipo no calendário nacional

Se tivéssemos que criar um slogan para os ciclistas participarem no Granfondo, seria este “SINTA SE UM PROFISSIONAL POR UM DIA”

Cicli Lazzaretti Roma colabora na área técnica há mais de 13 anos no GF Campagnolo Roma que parte do Colosseo e chega aos Fóros Imperiais, tocando os pontos históricos da Via Appia Antica, Aurelia, Salaria, Lago Bolsena ao longo de um percurso de cerca de 130 km.

A empresa Granciclismo Lazzaretti Tours Brasília organizou com grande sucesso nos últimos 10 anos, grupos de ciclistas brasileiros que participaram da GF Roma (a primeira), Maratona das Dolomitas, Pinarello, 9 Colli (3 participações), Florença e Sardenha . A pandemia interrompeu a organização destes eventos, mas a partir de 2024 estaremos de volta com a W27 para oferecer aos nossos amigos ciclistas corridas maravilhosas que só quem conhece a zona, a modalidade e os protagonistas locais pode fazer.

Termino citando uma frase histórica proferida pelo maior técnico do ciclismo italiano, Alfredo Martini: “O ciclismo é um jogo, uma arte, uma escola de compromisso. É o único exercício que te deixa cansado e ao mesmo tempo te tira esta sensação. Transmite serenidade e paz e te leva a pedalar mesmo com os pensamentos.”

plugins premium WordPress