Inscreva-se agora!

Home / NOSSO BLOG

A História da criação da primeira Bicicleta



A primeira bicicleta foi desenvolvida por um barão alemão chamado Karl Von Drais, em 1817, e batizada de “máquina de correr” (“laufmaschine” em alemão). Diferentemente das bikes atuais, ela foi feita de madeira e funcionava com o impulso dos pés no chão.

Esta primeira bicicleta foi elaborada para ajudar nas necessidades da população na época. Isso porque, no ano de 1816, também chamado de “ano sem verão”, muitos países da Europa passaram por extremas dificuldades.

Entre elas, estava a falta de transporte para levar comida, já que as condições eram tão ruins que até os cavalos destinados a esta função morreram. Pensando nisso, o barão alemão desenvolveu a primeira bicicleta.

A PRIMEIRA BICICLETA COM PEDAIS

Agora que você já sabe quem inventou a bicicleta, fique por dentro do primeiro modelo desenvolvido com pedais. Ele foi um grande passo nessa evolução, já que a primeira versão se deslocava por impulso dos pés.

Desenvolvida em 1839, pelo ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan, a primeira bicicleta com pedais foi um verdadeiro sucesso, em decorrência da facilidade de se deslocar com ela. Em seguida, vieram outros modelos de bikes, confira a seguir.

Modelo velocípede

A bicicleta de modelo velocípede ficou conhecida por ter um pedal fixo na roda dianteira, além de ser a primeira bike equipada com engrenagem por corrente. Ela foi desenvolvida no início da década de 1860 e se destacava pela roda dianteira maior que a traseira.

Bicicleta de roda alta

A bicicleta de roda alta surgiu em 1870 e foi a primeira totalmente desenvolvida em metal. Com rodas mais altas que o comum, ela permitia que as pessoas avançassem cada vez mais nas pedaladas, atingindo até 40 km por hora.

Bicicletas de segurança

Desenvolvidas em 1880, as bicicletas de segurança não contavam com rodas altas como os modelos anteriores. Como o próprio nome do modelo diz, elas evitavam que as pessoas sofressem quedas.

Este modelo é muito parecido com as bicicletas que encontramos nos dias atuais, já que as duas rodas das bikes tinham o mesmo tamanho. Isso também facilitava a pedalada.

Primeiras bicicletas no Brasil

No final do século XIX, a bicicleta chegou ao Brasil vinda da Europa. Os primeiros relatos de seu uso no País vêm da cidade de Curitiba, no Paraná, onde já existia um clube de ciclistas organizado por imigrantes da colônia alemã local desde 1895.

Até meados dos anos 1940, as bicicletas e suas peças eram importadas, o que significava um custo elevado devido às dificuldades de importação da época. Por conta da Segunda Guerra Mundial, com a substituição das importações, empresas nacionais como Caloi, Monark e Irca passaram a produzir grande parte das peças e, a partir da década de 1950, as bicicletas dessas marcas começaram a ser produzidas integralmente no Brasil por causa de ações do governo que dificultavam a importação de materiais.

Benefícios da bicicleta para a saúde

  • Pedalar é uma das melhores formas de se exercitar. Se você ainda não acha que vale a pena, motivos para ser convencido não faltam:
  • Pedalar 30 minutos por dia pode diminuir pela metade o risco de desenvolver diabetes e obesidade;
  • Causa menos impacto nas articulações do que outras atividades físicas. Por ser um exercício que se pratica sentado, o peso do corpo é distribuído e não sobrecarrega nenhuma parte. É indicado para iniciantes na atividade física, além de ser um ótimo exercício para quem está acima do peso;
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas, infartos e pressão alta;
  • Promove o bem-estar físico;
  • Aumenta a qualidade de vida e reduz o risco de depressão;
  • Trabalha os grandes grupos musculares das pernas, além de estimular a contração do abdômen, ajudando a tonificar mais da metade do seu corpo;
  • Intensifica a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos, aumentando a performance nas relações sexuais (precisa mesmo de mais um motivo?);
  • Estimula a liberação de endorfinas e os níveis de serotonina, fazendo o indivíduo ser mais feliz e ter um sono saudável;
  • Reduz o colesterol e os triglicerídeos;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Garante boa forma e fôlego ao seu praticante.

plugins premium WordPress